sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diário da Gabriela

    
   Esta é a primeira vez que escrevo pro Diário de Noiva, faltando pouco mais de 3 meses pro meu casório e do Bruno. Espero nesse post fazer uma panorâmica dessa época deliciosa que está sendo o nosso noivado.
     Primeiro, a grande surpresa: o pedido de casamento. Nunca achei que fosse casar um dia, ainda mais na igreja, muito menos com aliança de noivado com diamantinho como nos filmes e tudo mais. Mas devo confessar: é extremamente adorável esse negócio de ser noiva. Vesti a camisa total, apesar de sempre ter achado que ia juntar as escovinhas de dente e pronto, sem burocracias. Mas cá estamos, pacote completo: igreja, recepção, cartório, alianças, vestido branco, lua-de-mel, etc. O pedido foi feito em julho e casaremos em março.

     LOCAL DA RECEPÇÃO: como a família do noivo (e inclusive o próprio, diga-se de passagem) é de Curitiba e mora lá, decidimos que faríamos a recepção em um hotel. Assim evitaríamos que os convidados, após a festa, tivessem que dirigir alcoolizados, de madrugada, em uma cidade que não conhecem ou não estão habituados. Dentre as escassas possibilidades (em Florianópolis acho que só uns 5 hotéis têm estrutura pra eventos assim), fechamos com o Hotel Maria do Mar.
    
     Ok, mas por que este hotel? Essa resposta nos leva ao fator IGREJA: queríamos a de Santo Antônio de Lisboa ou Lagoa da Conceição. Só essas teriam sentido pra nós (ficou escolhida a da Lagoa!). Por eliminatória, ficou escolhido o Hotel Maria do Mar, por ser o mais próximo da igreja e o que se adequava à data pretendida. Está looonge de ser o buffet mais barato (130 o 137 por pessoa, não lembro ao certo), mas a comida é mais elaborada em relação aos demais buffets (o que pra gente é ótimo, visto que familiares e amigos – e nós – temos uma queda pela boa gastronomia), inclui o serviço de garçons, maitres, salão, limpeza, cerveja, refri, água, coquetel não alcoólico, enfim.. Assim sendo, igreja e recepção estavam acertados.
    
     DJ: fechamos com o DJ Jota. Dentre os troceeeentos orçamentos que pedi (levando em conta sempre a estrutura que eles usam), o melhor custo-benefício foi o Jota. Fiquei tranqüila ao ver, mais tarde, que ele estava na lista de indicações do hotel. Mais um serviço fechado.
    
     DECORAÇÃO: depois do pedido de casamento feito, recorri ao fabuloso Google para me familiarizar com isso tudo que envolve um casamento (porque eu não tinha a menooor ideia). Eis então a minha decepção: sites com casamentos e festas todas iguais. Eu queria tudo pro meu casamento, menos uma decoração que as empresas parecem fazer em massa, em larga escala, estilo clicnoivos.com. E não pensem que fugir de uma decoração estilo clicnoivos.com é optar por uma decoração menos requintada, ou até mesmo optar por uma decoração informal: uma coisa não tem nada a ver com a outra. Fuçando daqui, fuçando dali, achei a Antique et Romantique. Trata-se de uma empresa relativamente nova que está entrando no mercado de casamentos em Florianópolis justamente pra suprir essa lacuna que estou citando: criatividade nos casamentos. Expliquei o conceito que queria por e-mail, fui visitá-la e ela tinha preparado uma espécie de preview que eu me apaixonei na hora. Estava decidida a decoração.
    
     FOTO: foto é algo que merece seu devido respeito. Fotos bem tiradas não têm valor, sério mesmo. Porém os valores de Floripa estavam exorbitantes, levando em conta a qualidade do trabalho oferecido. Cobrar 4 mil e ter talento e qualidade é totalmente válido. Agora cobrar esse valor e tirar foto ordinária, me desculpa, mas não dá. Aí entra o fator criatividade que falo: não achei NENHUM fotógrafo excelente. Mas como não queria dispensar esse serviço, recorri ao famoso custo-benefício (nosso eterno aliado). Fechei então com a Isis Lacombe. De tanto fuçar fotografia em Floripa, acabei achando o site dela e gostei do que vi, porém tinha pouco material exposto on-line. Marcamos uma visita, gostamos do portfólio e fechamos. O valor foi ÓTIMO, bem abaixo dos mais famosinhos, e a qualidade não deixa NADA (NA-DA!) a desejar. Ela vai fotografar com um parceiro e eles têm mais experiência na área de moda, esportes, natureza, etc, mas fotografaram bastantes eventos também. Fechamos e não nos sentimos lesados, muito pelo contrário. Nos sentiríamos lesados em pagar 4 mil pra uns caras que se consideram fotógrafos excelentes mas não são. Sabem o que acho excelente mesmo? (e vou compartilhar pra vocês babarem): http://www.danilosiqueira.com

     Ele cobra 10 mil, e nem é de Floripa, mas olha.. juro que se eu tivesse mais grana, EU PAGAVA SEM REMORSO pra ele vir fotografar nosso casamento! É a tal coisa: cobrar o valor que você realmente tem.

     VÍDEO: achei relativamente barato os valores que encontrei por aqui, de 900 a 3 mil reais.. porém a mesma coisa: criatividade zero no trabalho, qualidade duvidosa. O que fizemos nós então? Em princípio nem íamos contratar nada (melhor não ter do que ter ruim). Mas depois lembrei que conhecia um coletivo de arte (composto por duas cineastas e uma arquiteta), e fui atrás delas.  Enfim, elas adoraram a proposta e vão filmar o dia da nossa união. Mas por que essa escolha? Pelo olhar diferenciado. Elas estudaram cinema e têm a sensibilidade aguçada, possuem uma linguagem diferenciada. Cobram a média que cobram as demais empresas, mas me sinto MUITO mais segura. Elas nunca filmaram casamentos, mas não estamos preocupados com isso. A filmagem vai muito além dos protocolos. E quanto mais a cabeça delas estiver aberta, melhor pra nós.

     BOLO: Patrícia Goerdert (indicação de uma amiga da minha mãe).

     DOCINHOS: Claudia Pierri (experimentei e adorei, o melhor custo-benefício disparado!!!!!!!!!!!!!!).

     VESTIDO: Rosangela Souza.

     CONVITES: Conviteria.

     LUA-DE-MEL: Vamos fazer a tão sonhada trip pra Europa. Primeiro Holanda (Amsterdam) e depois Espanha (Barcelona).

     De lá, tudo vai depender dos valores de trêns e aviões pros países vizinhos.

     >>> Noivas, fiquem atentas, pois está pipocando promoção de passagem pra tudo que é canto do mundo! Ida e volta pro casal saiu menos de 3.500 reais. SIM, ida e volta pros dois, pela KLM. Pros casais adeptos à terra do Tio Sam, tá mais barato ainda!

     Não sei se esqueci de algo, mas o post já está grande e vou encerrar por aqui mesmo.

     Quero agradecer à Michelle, que entrou nessa história toda de pára-quedas, mas posso dizer de boca cheia: QUE SORTE A NOSSA, viu? =) Obrigada pelas dicas valiosas. É nítido e notório que você ama o que faz.


Beijos,
Gabriela.


2 comentários:

  1. Oi querida, adoramos o diário da nossa noivinha Gabriela e ficamos felizes com o depoimento sobre nosso trabalho!

    Com certeza este casamento vai ficar pra história da Antique!!!


    Bjs

    Denise e Tharcilla

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, agradeço a indicação... mas não entendi de onde vc tirou esse valor.
    Meus pacotes em 2012 estão a partir de 6 mil. Com álbum e despesas de viagem (que seria o seu caso) aumenta um pouco, mas não chega aos 10 mil.

    Mais uma vez obrigado pela indicação e elogio.
    Abs
    Danilo

    ResponderExcluir